Páginas

quarta-feira, 5 de maio de 2021

Afinal, o que é tahine e pra que serve? Bonus: Receita de molho maravilhoso

 


Tahine é uma pasta feita com gergelim e só. Tipo pasta de amendoim, pasta de castanha de caju, sabe? Então, só que de gergelim.

Tahine "tradicional" é feito com sementes descascadas, enquanto tahine integral é feito com as sementes inteiras, com a casquinha. Isso não quer dizer que o integral seja pedaçudo ou arenoso. Ambos são lisinhos. Muda que o integral é um pouco mais intenso em sabor do que o tradicional.

Tahine é muito pouco usado por aqui, na minha opinião. Malemá é colocado no hommus. Precisamos mudar isso, usar sem medo essa pastinha que pode fazer muitos pratos brilharem.

Aqui na Happig trabalhamos com a marca Sesamo Real. Escolhemos porque achamos o mais gostoso dos que já provamos. Tempos depois descobrimos que ele é um dos mais puros disponíveis no mercado. Não tem sal, não tem aditivos, é só gergelim e mais nada. Curioso colocar sal num tahine, visto que podemos usá-lo para doces na mesma proporção que podemos pra salgado.

Tahine é "gordura boa", é zero colesterol, tem proteína, tem ferro, fósforo, selênio, potássio. 

Além de comprar tahine pronto, você pode fazer seu próprio tahine. É o mesmo processo de pasta de amendoim: bota tudo no processador vai trabalhando a paciência até que tudo vire uma pasta lisa. Demora, mas compensa!


Bora de receitinha?

Esse molhinho é pra comer com lanches, saladas, falafel, quiabo, repolho, grão de bico, gratinar batatas, o que seu coração mandar!

Molho simples de Tahine:
3 colheres de tahine
1 limão espremido
Pitada de pimenta do reino
Pitada de sal
Água o quanto for necessário


Misture o tahine e o limão, até que fique um creme homogêneo. Parece que eles não se amam no começo, mas vai na fé. Adicione o sal e a pimenta, e da uma provada. Forte né? Porém delicioso. Mas é pra isso que entra a água. Coloque água de colherada, pra ter controle sobre o ponto que você quer. Pra saladas, mais líquido, pra jogar em cima do quiabo, mais consistente.


Curtiu? 

Acompanhe a gente nas demais redes:
facebook.com/happigveg

instagram.com/happigveg


Quer comprar tahine?

Só vem: happig.com.br

Use o cupom BEMVINDEZ pra levar desconto na primeira vez


O perfil da linda da receita:

instagram.com/kamilafeldenheimer

Nenhum comentário:

Postar um comentário