Minha vida mudou depois que descobri a carne de jaca verde! E mudou mais ainda quando consegui um meio de não sofrer tanto no preparo dessa delícia. Vou ensinar aqui como fazer jaca da forma mais fácil, porém demorada. Mas a cozinha vegana é isso: paciência.
Se vc pensar que com a jaca verde poderá replicar frango e até mesmo pulled pork, fica simples, pois se precisar matar o animal e limpá-lo, com certeza demora mais do que a jaca. Jaca não sangra. Tenhamos compaixão!
Primeiro, vc precisa de uma jaca verde. VERDE! Não é meio verde, ou acho que tá verde. Se ela não estiver verde vai dar ruim. Ela precisa estar dura, bem dura e soltando cola loucamente. Jacas ficam maduras rapidamente no calor, então se vc comprou ou colheu a jaca hoje, não demore pra fazer. E se a jaca não estiver verde, dê pra sua tia que curte jaca madura.
Tendo a jaca verde, embrulhe-a para presente aos deuses no papel alumínio e mande para o forno. 180° por 1:30. Sim, uma hora e meia. Não seja ingênuo de imaginar que passar óleo em faca vai te livrar da cranha que é a cola de jaca. A primeira vez que fiz, sujei faca, pia, panela, minha blusa e no dia seguinte minha irmã ficou colada na pia. Infelizmente ela se soltou. Para nos livrarmos da cola, uma hora e meia de forno na jaca. De preferência dentro de uma assadeira pra facilitar o manuseio.
Após esse tempo, retire a jaca do forno e desembrulhe. Espere esfriar ou não, e vá cortando a jaca em pedaços pequenos. Se ainda tiver cola, volte a jaca pro forno por mais tempo. O tempo de forno varia de acordo com o tamanho da jaca.
Quando a jaca já estiver toda cortada em pedaços, é hora da segunda etapa. Coloque os pedaços com água na panela de pressão e deixe por 15-20 minutos após pegar pressão. Então, jogue a água fora e comece a terceira etapa, onde a gente separa o que vai usar e o que não da pra comer.
A carne de jaca é o que fica entre a casca e o talão que ela tem no meio. Descarte a casca e o talo (ou não, já vi receitas que usaram o talo) e os caroços podem ser usado para pastas, patês e até queijos, já vi receitas com eles também. Após separar tudo, vc tem a carne de jaca verde. Crua, para preparar como preferir. Faça coxinhas, risoles, pastéis, sanduíches, lasanhas, panquecas, escondidinho, fricassê, TUDO que vc tiver direito. Pq jaca, meus amigos, é a oitava maravilha!
Espero ter te ajudado na saga jaca verde. Qualquer dúvida, deixe um comentário aqui que responderei com amor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário